Ao ingressar na faculdade, sua vida dá uma reviravolta. Sem horário pra estudar, não precisa pedir para ir ao banheiro, entra e sai da aula na hora que quiser, cursa quantas matérias quiser e tem muito mais liberdade.
De vez em quando, é preciso mudar de casa.. Passou na facul em outro Estado ou mora mt longe? Vai precisar morar perto do campus?
Essa decisão deve ser tomada em conjunto com os pais, pesando os prós e contras em morar longe. Caso não seja possível se manter financeiramente, as dificuldades aumentam..
Em uma cidade com custo de vida tão alto quanto o Rio de Janeiro, por exemplo, é quase impossível se manter somente com o auxílio da universidade. Além disso, a maioria dos cursos em federais é integral. Ou seja, só será possível trabalhar depois do 4¤ período em diante.
Será que não vale mais a pena tentar uma bolsa de 100% em uma universidade local? Fazer uma faculdade renomada à distância (Universidades públicas também possuem cursos semi-presenciais e à distância) pode ser mais indicado do que tentar Fies, Prouni ou bolsas de 100% pelo vestibular.
Caso essas opções não sejam possíveis ou caso os pais apoiem plenamente a decisão de mudar, já é bom começar a procurar um lugar para morar rs. Se conseguir encontrar antes da pré-matrícula, será melhor ainda!
Para vivenciar uma boa experiência acadêmica e obter um bom convívio social (isso se ainda não souber tratar bem os amiguinhos, né?! tsc tsc), recomendo procurar uma república estudantil.
Depois eu posto as minhas experiências em repúblicas e os prós e contras aqui..
Morar longe da família e amigos pode ser muito solitário e desesperador, às vezes. Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de crescimento e amadurecimento. Você percebe que é realmente adulto quando começa a tomar decisões realmente importantes para teu futuro, tem que se virar o tempo todo sozinho, paga contas e controla o próprio horário.
Como já dizia o ditado: "Aí é que são elas..." rsrs
Nenhum comentário:
Postar um comentário