quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A expectativa pra entrar na facul

-Meu filho tá chutando muito, vai ser jogador de futebol..
-Ah, a minha é tão quietinha, vai ser juíza..

Antes de nascermos, já começa aquela pressão sobre a profissão que vamos seguir, a faculdade que iremos cursar, que curso seguiremos nossa carreira.

A estrutura familiar é uma das maiores determinantes para a aprovação do estudante do Ensino Médio em uma universidade de ponta (faculdades públicas e particulares mais conceituadas), levando em consideração um ambiente propício para estudar em silêncio em casa, disponibilidade de tempo, bom colégio e bons cursos extracurriculares.

Caso o ambiente familiar não ajude, vale apelar para passar algumas horas a mais todo dia na biblioteca da escola ou aquela pertinho de casa. Vale também pegar aqueles livros de literatura nacional emprestados, como os de Jorge Amado, pois nem parece que está estudando..

Quando o curso é muito disputado, como Medicina, Engenharia Química e Civil, Arquitetura, Direito, etc fica difícil não aderir ao cursinho.. Mas esse é um assunto que renderia muitos posts..

Para todos os estudantes se dedicando ao Vestibular, se faz necessária uma estrutura física e emocional resistente à pressão e longos períodos exercendo a mesma atividade (ficar sentado o dia inteiro). As melhores coisas que se pode fazer, neste "pré-vestibular", é praticar atividades físicas periódicas - como correr, nadar, pedalar, fazer alguma luta ou algum esporte coletivo, dançar, praticar musculação ou yoga - que tendem a desestressar e relaxar a mente; escutar uma música baixa e calma enquanto estuda; separar as matérias por períodos de tempo; e intercalar entre as matérias mais difíceis e mais fáceis.

No próximo post, falo sobre um método de estudo bem didático, que podemos pôr em prática em outras atividades também..

Nenhum comentário:

Postar um comentário